Weby shortcut
Youtubeplay

O que é PET?

 

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes (petianos), sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.       O PET vincula-se ao Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (MEC-SeSU) e é regido pela Portaria 976/2010, que define esta modalidade de formação acadêmica como educação tutorial desenvolvida em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.      

O programa tem como objetivos, entre outros, a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, contribuindo para a redução da evasão escolar, sempre associado à tríade ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, as atividades devem necessariamente contemplar todas as três áreas da formação. O PET também visa contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, tendo como estratégia o efeito multiplicador do petiano sobre os seus colegas estudantes de curso e de universidade, principalmente aqueles do primeiro ano de graduação.      

As atividades realizadas pelo PET visam desenvolver o espírito crítico, a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior, o estímulo da formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica. Dessa forma, o modelo adotado pelo PET prevê atividades de natureza coletiva e interdisciplinar.        

Venha conhecer o PET, acompanhe nossas reuniões e atividades, seja um petiano voluntário ou um colaborador do PET-BIO ICB/UFG.  

 

Histórico  

 

O PET-BIOLOGIA do ICB nasceu de um desejo acadêmico da tutora profa. Renata Mazaro e Costa, que durante sua graduação em Ciências Biológicas na UNESP de Botucatu foi integrante do Grupo PET. Sua experiência enquanto petiana refletiu em sua graduação, assim com em sua vida profissional e pessoal. Nesse contexto, baseada em sua experiência e nos benefícios que o Programa trouxe a sua vida, a profa. Renata desde que ingressou na UFG buscou aprovar o projeto PET, concretizando esse sonho em 2010. Dessa forma, aqui está o nosso grupo PET-BIOLOGIA pautado na tríade ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO. Nosso grupo busca fortalecer o curso de Ciências Biológicas por meio da ação conjunta à Coordenação do Curso de Graduação, visa construir uma interface produtiva entre discentes e docentes do ICB, busca trazer mais dinamismo e clareza nas interlocuções da academia, visa também promover uma ação ativa e continua junto à comunidade, enfim tornar o PET uma realidade diária dentro do ICB.

 

Manual Básico do PET

 

 

 

Projeto PETBio

 

 

No projeto do PET estão inseridas todas as ações e atividades que deverão ser realizados pelo grupo durante os anos.

 

Listar Todas Voltar