Youtubeplay
Hospitall

"Conhecendo o PETBio UFG": Ensino de Ciências e Biologia em Classes Hospitalares: Inclusão e Cidadania.

Hospitall

O PETBio, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás, desenvolve o projeto mais conhecido por todos como “O Projeto do Hospital”, intitulado “Ensino de Ciências e Biologia nas Classes Hospitalares: Inclusão e Cidadania”.

A ideia de formar essa parceria surgiu diante da visão do grupo e principalmente da tutora, sobre a necessidade de que os petianos tivessem uma formação mais ampla sobre essa modalidade de ensino especial. As crianças em tratamento hospitalar também precisam ser assistidas quanto à educação. O tempo que essas crianças passam no hospital na maioria das vezes pode prejudicar bastante seu andamento escolar, perdem conteúdo, se atrasam nos níveis escolares e como consequência disso acabam desistindo ou ficando com muito déficit no processo de formação educacional.

Em 2014, o grupo PETBio foi contemplado com o edital do PROEXT, que atualmente fornece subsídios para a execução desse projeto de extensão e a formação dos petianos e bolsistas do PROEXT que trabalham em conjunto, tanto diretamente no hospital quanto na SEE (Secretaria de Educação).

O trabalho desenvolvido pelos petianos e bolsistas PROEXT nos hospitais (H. Materno Infantil, H. Araújo Jorge, CRER e H. das Clínicas) é auxiliar os professores da SEE, com a aplicação do conteúdo sugerido pela SEE, de acordo com o nível escolar do aluno-paciente, a idade, o grau da doença a qual ele se encontra.

Já o trabalho desenvolvido na SEE é o lançamento e atualização dos dados dos alunos-pacientes atendidos e dos professores que os assistenciam. As planilhas contam com dados como idade, quadro clínico da doença, nível escolar, tempo de internação hospitalar, assiduidade das aulas, horas aula ministradas e quais os professores residentes em cada hospital. Esses dados futuramente serão utilizados para fins de pesquisa.

Enfim, um projeto simples, mas que é capaz de mudar muito a vida de quem vive em um hospital, crianças que precisam de atenção e dedicação por parte dos futuros profissionais de ciências.