LOGO ATUAL DO PET
tarantula 2

Nove espécies de aranhas descobertas

Publicado há uma semana na revista "ZooKeys", pesquisador do Instituto Butantan descobre nove espécies de aranhas caranguejeiras. Veja!

 

Nove espécies de caranguejeiras foram descritas pelo pesquisador aracnólogo Rogério Bertani, do Instituto Butantan, esta semana. Com origem de diversas regiões do país (Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado), as aranhas recém descobertas pertencem a três gêneros distintos: Typhochlaena, Pachistopelma e Iridopelma. 


Caranguejeiras são encontradas tanto da região Sudoeste, quanto no Centro-Oeste e Nordeste Brasileiro. Tais animais vivem em árvores e plantas, isto é, são arborícolas. 
Duas das novas espécies apresentam o raro comportamento de viverem em bomélias. 

Tarântula 1

Apesar de não haver nenhum estudo que comprove a ameaça destas espécies, o pesquisador responsável pela descoberta afirma que elas são raras e correm o risco de desaparecer. Dentre as justificativas apresentadas que subsidiam esta teoria, a coloração chamativa, que pode levar ao tráfico destes animais e a localização em áreas específicas de distribuição limitada, são as principais delas.

Para Bertani, a descoberta prova que ainda há uma grande fauna na Mata Atlântica e no Cerrado que precisa ser estudada.

Matéria completa: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/10/pesquisador-do-butantan-descobre-9-especies-de-aranhas-caranguejeiras.html

Fonte: G1

Categorias: Curiosidades Conservação