O que é o PET?

 

O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto por um grupo de estudantes (bolsistas, voluntários ou colaboradores) sob a orientação de um professor tutor. O PET vincula-se ao Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (MEC-SeSU) e é regido pela Portaria 976/2010, que define esta modalidade de formação acadêmica como educação tutorial desenvolvida em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.      

O programa tem como objetivos, entre outros, a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, contribuindo para a redução da evasão acadêmica, sempre associado à tríade ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, as atividades devem necessariamente contemplar todas as três áreas da formação. O PET também visa contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, tendo como estratégia o efeito multiplicador do petiano sobre os seus colegas estudantes de curso e de universidade, principalmente aqueles do primeiro ano de graduação. 

As atividades realizadas pelo PET visam desenvolver o espírito crítico, a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior, o estímulo da formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica. Dessa forma, o modelo adotado pelo PET prevê atividades de natureza coletiva e interdisciplinar, desenvolvendo a capacidade de trabalho em equipe, facilita a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. Assim, proporciona aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã. 

Venha conhecer o PET, seja um(a) petiano(a) voluntário(a) ou um colaborador(a) do PET-BIO ICB/UFG! 

 

 

Para saber mais: