11 de setembro - Dia do Cerrado
Neste 11 de setembro, nós do PET Bio convidamos vocês a realizar uma análise crítica sobre a problemática do Cerrado, esse bioma tão importante e tão ameaçado.
O Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, pode passar despercebido para muitos, mas serve para nos lembrar do bioma que nós temos em mãos, e o que estamos perdendo ao negligenciá-lo.
Originalmente, compreendia 10 estados, abrangendo mais de 2 milhões de quilômetros quadrados e o cerrado é característico por apresentar duas estações bem marcadas: um inverno seco e um verão chuvoso. Possui um solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca e é banhado por três bacias hidrográficas (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata)
O Cerrado é o único bioma brasileiro que faz limite com todos os outros, justificando assim sua grande variabilidade biológica, compartilhando espécies de animais e plantas, mas também abrigando exemplares únicos da biodiversidade brasileira.
(foto de um Ipê,um dos símbolos do Cerrado, tirada pela nossa tutora Renata Mazaro, próximo ao campus II da UFG)
Entretanto esse bioma está seriamente ameaçado. À frente da destruição estão a extração ilegal de madeira, o plantio de árvores exóticas para produção de carvão e celulose, o avanço desenfreado da agropecuária, que muitas vezes apresenta produtividade mínima, e serve apenas para demarcar propriedades privadas, a permissão para desmatar 80% das propriedades rurais e, mais recentemente, a exploração irresponsável dos rios para a instalação de hidrelétricas.
No Congresso Nacional, muitos são aqueles que se dizem defensores da Amazônia, enquanto deixa-se de lado a problemática do Cerrado, sendo poucas as leis e manifestações a favor da conservação desse ecossistema.
Estudos recentes realizados pela Conservação Internacional, organização privada sem fins lucrativos, mostram que aproximadamente 57% do Cerrado já foi destruído e metade da área que ainda resta está seriamente comprometida devido à fragmentação do bioma.
Sendo assim, resta em torno de 20% de sua área original que ainda pode servir para fins de conservação, sendo que menos de 3% desta área está protegida de fato. Conquanto, a fiscalização do IBAMA e de outros órgãos responsáveis é quase nula. Mas como combater o avanço dessas práticas, se o grande fator responsável por essa destruição, é o desmatamento legal?
(Monocultura de soja, em uma propriedade agrícola, ao lado de uma área do Cerrado ainda preservada. Fonte: WWF-Brasil).
Então, a partir deste dia do Cerrado, esperamos que todos se atentem para essa problemática, que é tão pouco citada, mas é incrivelmente importante para nós, biólogos, brasileiros, cidadãos. O Cerrado é nosso tesouro, ajudem a preservá-lo!!!
Confira também esse vídeo feito pela WWF sobre o Cerrado!
Proteja o Cerrado
Fonte: WWF Brasil